Trainee

Economista e ex-trainee do Itaú dá dicas para quem está formando

Escrito por formeieagora

Meu primeiro estagio foi em uma empresa de energia elétrica. Minha primeira surpresa foi ver que o mundo empresarial não precisava ser tão “boring” como eu imaginava.

E lá eu descobri que as pessoas são a maior fonte de aprendizado! (guarde isso, é meu primeiro conselho)

No inicio da sua carreira, busque referencias, grude nos seus ídolos e exemplos (vocês vão encontrar muitos!!) e não percam contato com eles. Eles serão grandes mentores e poderão ajudá-los nos seus maiores desafios.

Durante o meu estagio, percebi que gostava de trabalhar!
Sim… é verdade! Descobri que eu era um daqueles bichinhos que os sábios vivem criticando… sabe? Uns tais de “workaholic”… pois é!

Então, decidi que precisava tomar um passo maior. Queria trabalhar em uma empresa global… que me desafiasse todo dia, e que o céu (ou Espanha, EUA, África…) fosse o limite. Resolvi tentar o Trainee do Itaú. A esta altura, eu já havia me formado e continuava na empresa de energia elétrica.

Antes do processo me preparei, e o mais importante: Entrei para ganhar!

Foi o único trainee que prestei no ano. Coloquei na minha cabeça, me preparei para o processo e fui!

Passei!

Ai vem o conselho número 2. Na sua carreira, uma vez que você descobriu um interesse, uma paixão, não se dedique 50, 70 ou 90%. Dedique-se 100%. Mentalize, se prepare… e de volta ao conselho número 1: lembre-se das pessoas!!! Elas são o seu ativo mais importante -converse, pergunte, seja curioso!!!

Bom, voltando ao Itaú, e contando um pouco sobre o Trainee. Experiência excelente, desafios constantes, mas, conselho número 3: seja humilde.

Por mais que você seja trainee, ou sua mãe te ache o máximo. Pare, respire! Quando entrar no seu emprego, lembre-se que existem pessoas ali que conhecem melhor o processo, a lei, o mercado, o cliente, o valor da empresa. Então, escute! E depois, vem o conselho número 4: bote pra quebrar!!!!

Tenho certeza que no seu processo de “descoberta”, você pensou em mil ideias de mudança!

Seja ousado, proponha mudanças!
Você vai ouvir vários “nãos”, 1, 2, 3, 4…. não tem problema! Os “sims” virão. Minha meta pessoal no inicio era “transforme não em sims”.

5º conselho: Sonhe!!! Sonhe grande, já que sonhar grande e pequeno dá o mesmo trabalho, não!?

Depois de 3 anos no Itaú, percebi que a hora de dar um passo maior havia chegado! Estava na hora de dar uma pausa no alucinado rítimo de trabalho e colocar a cabeça para pensar em soluções maiores. MBA! Fora do Brasil! Em uma das melhores universidades do mundo! Este foi meu grande passo.
Mas ai vem conselho número 6: eu sabia que queria MBA desde que entrei no Itaú, então não perdi tempo, e ao longo dos anos me preparei intelectualmente e financeiramente para quando a hora chegasse. Conselho número 7: Work hard para alcançar seus objetivos!

Próximo passo…. bom.. Estou com a cabeça aberta para as empresas e para o mundo. Já já vou me formar novamente, e agora? To formando!!! E o que estou fazendo sobre isso?

Conselho número 8: NETWORK! Estou conversando com ex-alunos, empresas, amigos. Sei que quero trabalhar com negócios digitais, logo participo de grupos de inovação, ajudo em projetos de start ups, entro em competições globais com times multinacionais e converso, converso muito! Com gente do mundo inteiro! E assim, vou trilhando meu próximo grande passo!

O mundo está cheio de oportunidades, não deixe de buscá-las!! E sonhe, mas sonhe grande!!!

Estou super a disposição para ajudar no que precisarem queridos quase formandos! Meu email é brunanegri@hotmail.com e meu user no FB é Bruna Miranda Negri.

Sobre o autor

formeieagora

Deixe uma resposta