Mudança de rota

Como explorar outras possibilidades que o Jornalismo pode oferecer?

Escrito por formeieagora

Conheça a trajetória de Cecília Araújo. Formada em Jornalismo pela UFMG, hoje ela é responsável pelo portal Na Prática da Fundação Estudar.

Quando nasci, ganhei nome de escritora. Fui criança que já quis ser ascensorista, professora, médica. Por gostar de tanta coisa, caí na faculdade de paraquedas. Entrei para um curso de Arquitetura, pois gostava de criar e de matemática. As aulas eram divertidas, mas eu não conseguia imaginar meu futuro como arquiteta. Desisti e fui tentar a sorte novamente, desta vez, combinando a criação com a escrita. Decidi fazer Publicidade.

E não é que as possibilidades do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) acabaram mudando meu rumo lá dentro? Participando de um projeto de extensão ali, outro aqui, experimentei de tudo: televisão, rádio, empresa júnior, assessoria de imprensa, jornal, até concluir que o que eu gostava mesmo era de escrever. E que meu papel na sociedade poderia ser levar informação e inspiração para muita gente.

Meu sonho à época era trabalhar em revista, escrevendo sobre cultura. Mas acabei sendo chamada para trabalhar num portal, onde passei mais de 4 anos escrevendo sobre política internacional e direitos humanos. E não é que gostei? Na Veja.com, encontrei espaço para produzir reportagens de profundidade sobre os mais diversos assuntos e viajar para lugares aonde dificilmente iria como turista, como Guiana e Cisjordânia.

Nesse período, tive um contato muito próximo com os Médicos sem Fronteiras e a ONU, e minha vontade de ter um impacto mais direto na vida das pessoas do meu país cresceu muito. No ano passado, decidi então deixar a redação, sem ter nenhum emprego em vista. Queria mergulhar no terceiro setor e, como não conhecia muita gente nesse meio, resolvi fazer um curso de Negócios Sociais no Yunus Social Business Center no Brasil.

Também me aproximei da Fundação Estudar, que eu tanto admirava, especialmente pelo seu trabalho de levar inspiração a jovens com potencial transformador. Hoje, sou responsável pela plataforma Na Prática – que ajuda o universitário e recém-formado a se conhecer melhor, explorar as possibilidades de carreira, se preparar para o mercado de trabalho e encontrar oportunidades profissionais alinhadas ao seu perfil e propósito.

Fico imensamente feliz a cada vez que recebo mensagens, com dúvidas ou elogios, de jovens de diversas partes do Brasil. Mais feliz ainda ao ver que outras iniciativas incríveis estão surgindo a partir desse trabalho. Sinto que o que faço faz sentido e que, junto a tantas outras pessoas que se envolvem com os projetos da Estudar, estou ajudando muita gente a ter menos incertezas do que eu tive ao longo da minha trajetória!

Sobre o autor

formeieagora

Deixe uma resposta