Empreendedorismo

Sua formação não precisa limitar sua área de atuação – Eduardo Gusmão é prova disso

Escrito por formeieagora

Eduardo cursou Química Industrial pensando em fazer concurso, até que conheceu o empreendedorismo e o Choice e se arriscou a trabalhar em outras áreas. Hoje ele é analista do Movimento Choice na Artemisia. Quer saber mais? Acompanhe a trajetória dele aqui:

__

Pessoalmente, nunca achei o curso que escolhi – Química Industrial na UFPE – um curso difícil, entretanto, finalizar o curso só foi uma prioridade em dois momentos: no primeiro e no sétimo ano. Isso porque sempre entendi a Universidade como uma plataforma de experimentações e de criação de possibilidades (fiz uso desta plataforma criando projetos de extensão, eventos, fazendo palestras e conhecendo os movimentos estudantis mais a fundo).

Entrei na faculdade em 2008 pensando em fazer um concurso público e garantir estabilidade, em 2009 comecei a estudar sobre empreendedorismo e percebi que estabilidade seria um tédio comparado ao dia a dia de empreender projetos e ideias. Nenhum dos projetos que montei se tornou um sucesso, mas, todos foram passos essenciais para me construir como profissional e pessoa. Considerando minha necessidade de testar limites e aprender, entendo que meus projetos chegaram ao fim principalmente por falta de dedicação exclusiva, mas, nunca por falta de dinheiro, talento ou clientela.

No quinto ano de curso conheci o Movimento Choice e minha vida mudou! Além de conhecer esse outro mundo do empreendedorismo e passar a ter contato com os melhores universitários do país (todos fazendo parte dessa mesma rede incrível), iniciei uma jornada de autoconhecimento que tinha o objetivo de entender meu propósito de vida, a pessoa que eu gostaria de ser e o legado que desejo deixar neste mundo.

Ainda tenho o desejo de empreender, mas, os aprendizados “pós-Choice” me levaram a enxergar a necessidade de um amadurecimento profissional e de realizar alguns desejos (como um ano sabático para dar uma volta ao mundo) que acabaram por adiar os projetos empreendedores (os antigos e os que ainda estão por vir)…

Hoje, moro em São Paulo e trabalho na ARTEMISIA, organização social responsável pela iniciativa Choice, onde sou o responsável pela operacionalização do Movimento, divulgando oportunidades, apoiando embaixadores e criando novas formas de experimentação da jornada Choice.

Antes de chegar aqui troquei de emprego 4 vezes em 9 meses. Aprendi muito sobre vendas, e-commerce, jornalismo e microcrédito, mas, é novamente na ARTEMISIA que me vejo evoluindo como profissional e como pessoa. A ARTEMISIA e o Choice fazem parte de quem eu sou e continuam me moldando para ser quem eu quero ser.

Minha jornada continua e é com muito prazer que quero convidá-lx a entender na pele a experiência de ser um Choicer. As inscrições para novos embaixadores estão abertas.

Inscreva-se através do link: bit.ly/embaixadoreschoice

choice-empreendedorismo-formei

Sobre o autor

formeieagora

Deixe uma resposta