Mudança de rota

Muito tarde para (re)começar? Já ouviu falar dos late bloomers?

Escrito por formeieagora

Late bloomers: pessoas que atingiram a proficiência em alguma habilidade mais tarde do que é o normalmente esperado. A palavra chave é “esperado”.

A escola é uma máquina, o aprendizado não!

Desde o século XIX, quando a educação foi padronizada pela primeira vez, o aprendizado, na imaginação popular, passou a estar relacionado à idade.

O sistema escolar, antigamente e ainda hoje, é modelado baseado em uma indústria – as pessoas recebem educação em lotes segundo suas datas de produção. Se você foi produzido 7 anos atrás, isso significa que está na hora de aprender a tabuada, por exemplo. E se você tem 10 anos e ainda não está bem na tabuada, você é remanejado para o lote dos não-espertos. Lógica perfeita – exceto pelo fato de que a vida de muitas pessoas bem sucedidas provam o contrário! Eles dominaram certas habilidades já mais velhos. Eles são os late bloomers. Vamos ver quem são eles e como eles fizeram isso.

Muito tarde para começar formei e agoraAprendendo outras línguas mais tarde: Aos 20 anos Joseph Conrad (um dos maiores escritores da literatura Inglesa) não sabia Inglês!

Quando Joseph Conrad se tornou um dos grandes nomes da literatura Inglesa aos 39 anos, poucas pessoas sabiam que aos 20 anos Joseph não falava nada de Inglês. Ele era fluente em Polonês e Francês e aprendeu Inglês no mar. Quando ele começou a escrever, ele mesmo e seu agente hesitaram sobre a capacidade de Joseph de se comunicar em Inglês com seus leitores. O fato de Joseph ser estrangeiro acabou sendo uma vantagem e seu estilo de escrita em Inglês acabou se tornando icônico.

Pais

As circunstâncias da vida de pessoas que descobrem seus talentos já mais velhos sugerem que eles poderiam ter descobertos seus talentos mais jovens se suas situações fossem um pouco diferentes. O pai de Paul Cezanne não permitiu que ele estudasse Artes pois queria que seu filho fosse um banqueiro como ele e, assim, possivelmente adiou a educação de Paul como artista.

Claro que se você realmente se decidir por alguma coisa nem mesmo seus pais poderão te impedir.

Geografia

Joseph Conrad não nasceu em um país de língua Inglesa. Embora, em última análise, isso pode ter sido uma vantagem já que talvez ele nunca teria desenvolvido seu estilo original e exótico se ele tivesse crescido na Inglaterra.

Finanças

Silvester Stalone a princípio queria ser ator, mas ser expulso de seu apartamento o levou a atuar em filmes pornográficos por $200 dólares por dia de trabalho, fato que acabou atrasando seu grande sucesso como Rocky.

Non-Dream Jobs – Trabalhos comuns

Para alguns a razão é mais trivial – eles simplesmente estavam, por um longo tempo, em um trabalho que era bom, mas que não era o certo para eles. Reid Hoffman curtiu o sucesso no Paypal. Martha Stewart (apresentadora de televisão e empresária norte-americana) foi bem sucedida como corretora de Bolsa. Julia Child (autora de livros de culinária e apresentadora de televisão Americana retratada no filme Julie & Julia) tinha um trabalho estável no governo. Mas como suas vidas vieram a mostrar mais tarde eles eram capazes de realizar muito mais.

Por não terem a menor ideia

Fauja Singh sempre soube o que era correr, mas só depois que seu filho foi decapitado por uma chapa de metal voadora foi que Fauja passou a ter outra percepção da vida. No primeiro momento, ele se afundou em depressão. Depois, ele se mudou da Índia para a Inglaterra onde ele aprendeu o que era uma “maratona”. Ele pensou que seriam 26 km quando apareceu para o treinamento. Na verdade eram 26 milhas (41 quilômetros).  Ele correu da mesma forma, mesmo tendo 100 anos. As vezes, ignorância é felicidade.

Existe “muito tarde” para aprender?

Aprender alguma coisa mais tarde na vida pode parecer um mau negócio se você se comparar com todas os jovens talentosos por ai. Compreensível. A sacada é que aprender alguma coisa quando se é mais novo não significa que você será melhor naquilo do que se você aprendesse já mais velho.

Você diria que Stallone é um ator pior do que aqueles que começaram na adolescência? Julia Child é uma cozinheira pior porque ela aprendeu a cozinhar aos 30 anos? Com Fauja Singh é até mais fácil – só por terminar a maratona ele já é um vencedor.

E para sermos juntos, late bloomers são raros em alguns campos como música e ciência da computação, mas raro não significa impossível! ?

_____________________________________________________________________________

Seja qual for seu sonho, não é tarde para realizá-lo. Você não é um fracasso por não ter conseguido fama e fortuna aos 21. Não é o fim do mundo que você ainda nem saiba qual é seu sonho.

Nunca diga a si mesmo que você é velho demais para isto.

Nunca diga a si mesmo que você perdeu a chance.

Nunca diga a si mesmo que você não é bom o suficiente.

Você consegue. Seja lá o que for.

Adaptado e traduzido de Funders and Founders e Drew Forrester

Sobre o autor

formeieagora

1 comentário

Deixe uma resposta