Diversos Empreendedorismo

O sucesso do Pokémon Go foi tão repentino assim? Conheça a trajetória do criador do jogo

Escrito por formeieagora

Na semana passada o aplicativo do jogo Pokémon Go quebrou todos os recordes. Com mais de 10 milhões de downloads, ultrapassou o Twitter em número de usuários ativos e registrou usuários online por mais tempo que Facebook, Snapchat, Instagram e Whatsapp!

Isso tudo é incrível e impressionante e com certeza fez muitas pessoas pensarem “Porque eu não tive essa ideia antes?” ou então desejarem ser um empreendedor de sucesso como John Hanke, o criador do jogo.

O que poucas pessoas entendem é que não existe sucesso da noite para o dia e que entre a primeira experiência profissional de John e o sucesso do Pokémon Go houve um período de 20 anos de trabalho para que o jogo se tornasse possível.

Conheça o que está por trás da trajetória de John, o que ele precisou para chegar onde chegou e como ele conseguiu:

Fase 1: em 1996, enquanto ainda era estudante, John co-criou o primeiro MMO (massively multiplayer online game) – o “Meridian 59”. Ele então vendeu o jogo e passou a se dedicar a um interesse ainda maior: mapear o mundo!

Fase 2: Em 2000, John lançou o “Keyhole” para desenvolver uma maneira de conectar mapas e fotos aéreas. Foi assim que ele criou o primeiro GPS online conectado a uma mapa 3d da Terra.

Fase 3: Em 2004, a Google comprou a Keynote e com a ajuda de John, a Keynote veio a se tornar o que conhecemos como “Google Earth”. Foi ai que John começou a focar em criar jogos vinculados a GPS.

Fase 4: John liderou o time do Google Geo de 2004 até 2010, criando o Google Maps e o Google Street View. Nesse tempo ele foi selecionando a equipe que viria a desenvolver o Pokémon Go.

Fase 5: em 2010, John lançou a Niantic Labs, uma startup fundada pelo Google para criar uma camada de jogos sobre os mapas.

Fase 6: em 2012, John criou o primeiro jogo geo-referenciado com múltiplos jogadores online, o “Ingress”.

Fase 7: Em 2014, a Google e a Pokémon Company se juntaram para criar uma pegadinha de 1o de Abril que simulava o lançamento de uma jogo onde pessoas podiam procurar por Pokémons através do Google Maps. O vídeo foi uma febre e John viu que a ideia poderia se tornar realidade.

Assista ao vídeo da pegadinha de 1º de Abril que inspirou a criação do jogo:

Fase 8: John decidiu desenvolver o Pokémon Go em cima dos pontos de encontro gerados pelos dados dos jogadores de Ingress – os pontos mais populares se tornaram os Pokéstops e as academias no Pokémon Go:

Para você entender melhor, nas palavras do John: “Os Pokéstops são sugeridos por usuários, então, obviamente, são locais onde as pessoas vão. Nós tivemos 2 anos e meio de coleta de dados de locais de onde as pessoas poderiam jogar Ingress, então temos alguns locais bem remotos. Existem portais na Antártica e no Polo Norte e em quase todo o território entre esses dois pontos.

Fase 9 (Chefão): John conseguiu um investimento de 25 milhões de dólares da Google, Nintendo, Pokémon Company e de outros investidores entre Dezembro de 2015 e Fevereiro de 2016 para criar um time de mais de 40 pessoas para lançar o Pokémon Go.

Fase 10 (Bônus): John e seu time lançaram o Pokémon Go no dia 6 de Julho nos EUA, Austrália e Nova Zelândia. Desde o lançamento, o valor de mercado da Nintendo subiu 12 bilhões e o aplicativo já está gerando mais de 2 milhões de dólares por dia em vendas.

Conclusão:

Não existe fórmula mágica para o sucesso e muito menos sucesso da noite para o dia – a trajetória do John é prova disso e deixa claro que a trajetória é um processo, quase como jogo em que você deve passar por diversas fases para chegar ao seu objetivo final.

E é preciso passar por muitas fases e ter muita habilidade e jogo de cintura para zerar um jogo!

Tenha isso em mente, afinal a persistência é o segredo:

It takes 20 years to make an overnight success.- Eddie Cantor

E ai, depois de conhecer a trajetória do John, nós queremos saber qual a sua opinião sobre o sucesso repentino do Pokémon Go?

Traduzido e adaptado do site Next Shark

Sobre o autor

formeieagora

Deixe uma resposta